135720510566

1085 palavras 5 páginas
O que é Metabolismo?
Metabole - Transformar.
É o conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos, responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia.
O que são Carboidratos?
Os carboidratos são Biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral : [CH2O], daí o nome "Carboidráto", ou "Hidrato do carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções biológicas, dentre elas:
Fonte de Energia;
Reserva de energia;
Composição estrutural;
Matéria-pima para a biossintese de outras Biomoléculas.
O que é Metabolismo dos Carboidratos?
O metabolismo dos Carboidratos é dividido em 3 partes:
Digestão e Absorção,Glicolise, e Glicogênese.
Quando alguém engere algum alimento que contém carboidratos, o sistema digestório o quebra em moléculas simples, que entram na corrente sanguínea na forma de glicose.
Com a elevação da glicose sanguíniea, o pâncreas libera insulina, um hormônio que sinaliza para as células absorverem o açucar para ser utilizado como energia ou como reserva.
Quando o nível de glicose sanguínea cai e não existe alimento para ser digerido, o pâncreas libera outro hormônio, o glucagon,que sinaliza para as células que reservam a glicose , para desenvolver o açucar para o sangue , para que seja compartilhado por todo organismo.
Em algumas pessoas , este mecanismo não funciona corretamente ao surgimento de diabetes.
Bioquímica Múscular - Vias Metabólicas que esplicam o trabalho Muscular.
Os músculos são órgãos ativos dos movimentos, formados por celulares especializadas em contração. Cada músculo é ativado por um comando meural e, quando denervado (não responde aos comandos), fica paralisado. Os músculos são capazes de transformar energia química (adenosina trifosfato -ATP) em energia mecânica (trabalho).
Há 3 tipos de fibras musculares:
*Músculo Liso - Reveste ou forma parte das paredes de órgãos ocos , tais como : a traquéia, o estômago, o trato intestinal, a bexiga, o

Relacionados