135654916/43

945 palavras 4 páginas
1.INTRODUÇÃO O presente trabalho interdisciplinar solicitado pela disciplina de Estética e Imagem Pessoal busca apresentar algumas ideias de como deveremos abrir um Centro de Estética. Estas informações serão organizadas para colaborar na transformação de uma idéia em negócio.Este será o 1º passo em direção a sua própria empresa, realizando pesquisas e planejado criteriosamente o seu empreendimento. O desenvolvimento deste trabalho vai ser relevante, para que possamos compreender como nasce uma empresa, bem como sua organização administrativa e financeira, necessária para sua abertura. Nos anos 1950-60, o hedonismo e o consumo invadem o universo da estética. A beleza se difunde em várias direções, ela se traduz na beleza do povo, dos pobres, das faixas etárias, dos gêneros, de modo que o “O corpo se torna o mais belo objeto de consumo.” (Vigarello,2004).

2. Desenvolvimento O mercado mundial de serviços estéticos cresce em media 18,6% ao ano, segundo a OMC ( organização mundial do comercio). No Brasil nesse mesmo período, esse crescimento é da ordem de 12,2%, segundo dados do IBGE. Estima que somente esse mercado local movimenta 23 bilhões por ano. Segundo o IPEA( instituto de pesquisa econômica aplicada), o segmento de centro de estética tem crescido em media 8,3% ao ano, com ênfase nas regiões sudeste, sul e centro-oeste. Nessas regiões o crescimento de alguns estados ultrapassou a media de 13,8% ao ano. Dessa forma, pode-se seguramente dizer que atualmente esse é um excelente mercado.(INTERCRIAR , EDITORA 2011). Conhecer o mercado é fundamental na analise de visibilidade de um empreendimento.
Por exemplo; Quais as características do local, para quem se pretende vender?, quem são os concorrentes e fornecedores?.
Deve-se criar um quadro de como organizar os gastos com os investimentos. Escolha um projeto abrangente que atenda toda a empresa, desde o

Relacionados