1356432654

1801 palavras 8 páginas
Escola: Centro Educacional Santo Agostinho
Aluna: Stephanie Hellen Nº34
Profº Francisco Leão 3ª série Ensino médio
Trabalho de biologia

Principais Áreas de Proteção Ambiental do RN

Natal/RN
2013
Parque Estadual Dunas do Natal

Criado em 1977 como a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, o Parque Estadual Dunas do Natal está localizado em Natal e possui uma área de 1.172 hectares. Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.
O Parque das Dunas tem por objetivo garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados; proteger os recursos genéticos; possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; além de oferecer condições para o lazer, o ecoturismo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica.
A cobertura vegetal do Parque das Dunas é representada, em sua maior parte, pela mata de duna litorânea, registrando ainda a ocorrência de praias e sopés de dunas, e formação vegetal tabuleiro litorâneo. Nela predominam espécies peculiares da mata atlântica, além de algumas espécies de caatinga e tabuleiro, as quais conferem ao ambiente grande diversidade e exuberância.
No centro de pesquisa, estudantes, professores e visitantes dispõem de laboratórios de zoologia e botânica, auxiliando no

Relacionados