135446890396

884 palavras 4 páginas
VASECTOMIA

A vasectomia é uma operação muito simples, mas há muitas verdades e mentiras que envolvem este procedimento. Aqui você poderá conferir as principais informações que precisam ser analisadas com cautela antes de se optar pela realização deste procedimento: Vasectomia não causa impotência A opção deve ser consciente Questões legais O procedimento Pós-operatório Cuidados extras Vida sexual Possibilidade de reversão da vasectomia Consentimento informado (necessário preencher, imprimir e reconhecer em Cartório)

Vasectomia não causa impotência
Muitos homens se recusam a fazer vasectomia por acreditarem que ela possa provocar distúrbios de ereção. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos, nem em seu desempenho sexual.

A opção deve ser consciente
O comum é informar aos homens que a vasectomia deve ser escolhida como procedimento definitivo. A possibilidade de reversão existe, mas não é garantida. A vasectomia é indicada para homens que já possuam filhos e um relacionamento conjugal feliz e estável. Além disso, o homem deve estar seguro de sua decisão. A faixa etária que mais procura esta cirurgia é o homem entre 35 e 45 anos.

Questões legais
De acordo com a lei 9.263, publicada no Diário Oficial da União em agosto de 1997 sobre a regulamentação do planejamento familiar, a vasectomia é indicada para homens acima de 25 anos ou com pelo menos dois filhos vivos, ou nos casos em que a gravidez do cônjuge gere risco de vida.

O procedimento
A vasectomia é uma operação muito simples. Não é necessário sequer estar em jejum. Na sala de cirurgia, é feita uma pequena infiltração local com anestésico e uma pequena incisão em cada lado do saco escrotal. O maior desconforto que o paciente experimenta é quando o médico isola digitalmente os deferentes, canais que levam os espermatozóides do epidídimo para a uretra e anestesia de novo. A seguir,

Relacionados