1352907256262

1369 palavras 6 páginas
AAAAasdfff

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................. 6
ANALISANDO A HISTORIOGRAFIA MEDIEVAL.......................................... 7

CONCLUSÃO.................................................................................................. 10

REFERÊNCIAS................................................................................................ 11

INTRODUÇÃO

Neste breve estudo sobre a historiografia no período medieval iremos analisar os estudos de Gesuína de Fátima Elias Leclerc sobre Jacques Le Goff e “Os intelectuais na Idade Média” mostrando toda a passagem histórica dos intelectuais e o ofício do professor nesse período.
Os estudos de Terezinha de Oliveira sobre “A historiografia francesa dos séculos XVIII e XIX: as visões iluministas e românticas da Idade Média,” que perpassa por vários pensadores dos movimentos citados tais como Guizot, Thierry, Montesquieu e Voltaire.
Também uma análise do texto de Cássio da Silva Fernandes sobre “Jacob Burckhardt e a preparação para a cultura do renascimento na Itália”, que traz todo o processo que Burckhardt construiu para analisar arte e cultura no centro de seu trabalho.
Relacionando esses estudos com os fragmentos sobre o período medieval de Émile Pérrin Didier, Jacques Le Goff e Jacob Burkhardt, observaremos conceitos teóricos e conceituais sobre a historiografia na Idade Média e os motivos pelos quais a historiografia se modifica com o passar do tempo.

ANALISANDO A HISTORIOGRAFIA NO PERÍODO MEDIEVAL
Os autores Gesuína F. E. Leclerc, Terezinha de Oliveira e Cássio da Silva Fernandes se baseiam nos estudos de pensadores importantes que caracterizaram o modo do fazer historiográfico no período medieval.
Gesuína no texto “Intelectuais na Idade Média” 1, se baseando em Le Goff fala sobre os intelectuais medievais e a

Relacionados