134810218/99

1746 palavras 7 páginas
1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SEMINÁRIO TEMÁTICO III
“RESUMO EXPANDIDO”
4º SEMESTRE

PROFESSORA
Vivian Lara Caceres Dan

ACADÊMICAS
Sebastiana Cecília de Sá
Sônia Aparecida da Silva
Vanilda Aparecida da Silva
Zilda Vilela
Juara - 2014

2

A QUESTÃO ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UMA VISÃO CRÍTICA DA POLÍTICA BRASILEIRA

1

AS REFORMAS ESTATAIS À BRASILEIRA E A VISÃO DE VIDA COLETIVA
O sentimento que temos atualmente é de que o Brasil “não tem jeito”,

sentimento que é justificado pela ineficácia das ações de nosso governo, em todas as esferas, pois, não conseguem satisfazer a demanda das necessidades básicas da população.
Considerando que o Brasil é um país que se configura dentre as economias mais fortes do mundo, tendemos a crer que algo não está certo, onde está o problema nesse caso? Consideramos que o problema está na maneira em que os políticos se auto-interpretam. Ocorre segundo Da Mata (2001) é que aqui existe o
“poder à Brasileira” onde o alto administrador tudo pode e assim não precisa dar satisfação a ninguém exceto ao povo, então se fosse tão simples assim por que tiveram que inventar um código de ética para os políticos seguirem.
Em todo órgão público os servidores seguem um código de ética para guiarem suas ações, ou seja, fazer as coisas certas, quesitos formais e informais.
Para Camargo (2011 p.31) a ética profissional é a ética geral aplicada no campo de atuação profissional, a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivê-los nas suas atividades de trabalho, ou seja, a ética também se trata de valores subjetivos a cada um.
Quando se trata de reforma do Estado Brasileiro, deveria ser dada mais ênfase no aspecto humano, pois só com a mudança de mentalidade é que se pode mudar algo, não adianta impormos modelos a serem seguidos, princípios formais, se
o

Relacionados