1344598811

12841 palavras 52 páginas
5
O Estruturalismo
Introdução Reprodução de Texto Original sobre o Estruturalismo:
Trecho de A Text-I3ook of Psychology, de
Edward Bradford Titchener (1867-1927) E. B. Titchener
A Vida de Titchener
O Sistema de Psicologia de Titchener O Destino do Estruturalismo
O Método de Estudo: Introspecção
Os Elementos da Consciência Críticas ao Estruturalismo
Contribuições do Estruturalismo
Introdução
E. B. Titchener alterou dramaticamente o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um seguidor leal. Ele propôs a sua própria abordagem, a que deu o nome de estruturalismo, e afirmou que ela representava a forma de psicologia esposada por Wundt. Contudo, os dois sistemas eram radicalmente diferentes, e o rótulo estruturalismo não pode ser aplicado à psicologia de Wundt, mas sim à obra de Titchener.
A psicologia estrutural atingiu nos Estados Unidos uma proeminência que durou vários anos, até ser desafiada e derrubada por movimentos mais novos. Embora Titchener fosse sem dúvida uma influente figura da história da psicologia americana, seus contemporâneos, como veremos nos capítulos seguintes, estavam desenvolvendo diferentes defmições de psicologia.
Wilhelm Wundt reconhecia elementos ou conteúdos da consciência, mas a sua atenção se concentrava primordialmente na organização ou síntese desses elementos em processos cognitivos de nível superior mediante o principio da apercepção. Para ele, a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos, uma posição que contrariava a noção mecânica e passiva da associação favorecida pela maioria dos empíristas e assocíacionistas britânicos.
Titchener aceitou o foco empirista e associacionista sobre os elementos ou conteúdos mentais e sua ligação mecânica através do processo da associação. Descartou a ênfase wund tiana na apercepção e se concentrou nos elementos que compõem a estrutura da consciência. Segundo Titchener, a tarefa fundamental da psicologia é descobrir a natureza dessas experiên cias conscientes elementares — ou

Relacionados