13433898

1126 palavras 5 páginas
Senso Comum e Senso Crítico ...

Todo mundo possui opinião, não é mesmo? No entanto, existem diferentes maneiras de interpretar e se posicionar frente ao mundo, ou seja, uma mesma situação pode ser vista de diferentes formas por diferentes pessoas. Você já tinha pensado nisso antes? O senso comum e o senso crítico fazem parte destas formas de encarar, se posicionar e conhecer a realidade, cada qual a sua maneira e implicação. Vamos conhecê-los?

O que seria, então, senso comum? Tente responder e compare sua resposta com a nossa! É preciso entender senso como: “faculdade de julgar, de sentir, de apreciar; juízo, entendimento, percepção, sentido”. O senso implica tanto a ótica com a qual olhamos as coisas, quanto à maneira como nos posicionamos frente a elas. O senso comum possui a marca de ordinário, normal, coletivo, que por sua vez guarda o significado de superficial, irrefletido, inocente. Ele seria o posicionamento formado pela união de informações pacificamente incorporadas.

Segundo Cotrim (1992) O conhecimento do senso comum possui, habitualmente, as seguintes características gerais:

• Imprecisão: conceitos vagos, sem rigor, que não definem claramente seu conteúdo e alcance.

• Incoerência: associação, num mesmo raciocínio, de conceitos contraditórios, que se anulam em termos lógicos.

• Fragmentação: conceitos soltos, que não abrangem, de modo amplo e sistemático, o objeto estudado. (1992, p.15).

Fazem parte do rol de informações do senso comum as opiniões impensadas, que podem ser emitias por amigos, vizinhos, jornais, televisão e religião. Sua marca maior é a ausência de reflexão e a aceitação pacifica e inocente. É o pensamento popular, do povão, sem reflexão alguma. O senso comum não é falso, ele pode até possuir informações verdadeiras, apenas sua maneira de apreender e conceber a realidade é irrefletida. Enfim, podemos dizer que o senso comum não possui rigor quanto à coerência e lógica de seus conceitos, o que faz com que

Relacionados