134156899

2159 palavras 9 páginas
Questão 1

a) Flores – objetivo das flores é contribuir para a produção de sementes. Formam-se frutos com sementes, estes frutos são nutrientes para quando o fruto cair ao solo. Mas os frutos servem de alimentos para animais, e suas sementes ainda conseguem germinar no solo.
Sementes – são constituídas por um tegumento, que protege o embrião de micro organismos, intempéries, além de conter reserva nutritiva na fase inicial de desenvolvimento do embrião.

b) as raízes são denominadas “normais” quando se originam na radícula do embrião da semente, são raízes embrionárias; as raízes “adventícias” tem sua origem no caule, em folhas, ou origem endógena, elas crescem em direção ao solo, fixando a planta ao substrato.
c) Nó - região de inserção das folhas
Entrenó – região entre um nó e outro (região entre nós)
Gemas – conjunto de células meristemáticas responsáveis pelo alongamento dos ramos, e também formam as folhas e flores.
Colo ou coleto – região de transição entre a raiz e o caule, em geral suas estruturas conseguem ser diferenciadas com o auxilio da microscopia.
d) Alterna – em cada nós se insere uma única folha, que ficam disposta em um único plano, ou seja uma pra esquerda do caule e outra para a direita, as folhas crescem em um sentido (ou único plano)
Oposta – em um mesmo nó partem duas folhas em sentidos opostos, mas podem estar em planos diferentes ou não. Quando se dispõe em um único plano a fitotaxia é “Opostos Dística” quando a fitotaxia ocorre em plano cruzados, é denominada “Oposta Cruzada”.

Questão 2

Constituintes celulares encontrados na estrutura primária da raiz – células de revestimento , formam a epiderme, estas células formam uma camada uniestratificada, com exceção do velame. Na região pilífera estas células são delgadas e desprovidas de cutícula. Na região mais madura as paredes são mais espessas e apresentam-se lignificadas
Células parenquimáticas constituem o córtex da maior parte das Dicotiledôneas e Gimnospermas A parte

Relacionados

Outros Trabalhos Populares