1336788639098

1881 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

JISLANE SANTOS BRITO

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Vitória da Conquista
2012

JISLANE SANTOS BRITO

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Júlia Andrade

Vitória da Conquista
2012
Introdução

Para compreender a função da escola e o papel do professor na leitura tradicional e histórica-cultural, é necessário abordar que o conceito em que a sociedade está concluída e de que no mundo habita a reserva de informações que necessitamos adquirir estabeleceu e sustentou, durante muito tempo, uma escola completamente adaptada a esse exemplo. Descrever o mundo, seus acontecimentos, procedimentos e distinguir os métodos e metodologias de intervenção nesse contexto sempre foi o papel fundamental da escola. As ações e conceitos sempre estiveram pronto, com a ideia de que o professor transmite algo inquestionável e o aluno absorve e reproduz precisamente como absorveu, como se tudo isso fosse satisfatório no processo ensino-aprendizagem.
A compreensão sócioconstrutivista de informação despertou o medo nas salas de aula. Como deixar de usar um método de conhecimento enquanto domínio e desconstruir toda uma expectativa de praticidade? Como abandonar técnicas de um bom professor porque conhece o conteúdo e transformar em um bom professor porque sabe promover a aprendizagem? Esses assuntos estão no alicerce da edificação da verdadeira função do professor perante uma

Relacionados