13325203671

302 palavras 2 páginas
Breve Histórico da Química Orgânica

Questões:

1. Após a leitura atenta do texto, escreva no seu caderno o que vem ser a Teoria da Força Vital.

2. Após leitura atenta do texto, cite algunsfatores que contribuiram para o abandono da Teoria da Força Vital.

3. Pesquise o que se entende por composto orgânico natural e por composto orgânico artificial.

4. Faça com um grupo uma listacontendo alguns compostos orgânicos naturais e alguns compostos orgânicos artificias.

5. Em 1828, o químico alemão Friedrich Wöhler transformou cianato de amônio (composto inorgânico) em ureia (composto orgânico).

Baseado em seus conhecimentos sobre substancias quimicas, você espera que as propriedades da ureia sintetizada por Wöhler sejam iguais ou diferentes da ureia encontrada nanatureza? Justifique.

6. Baseado na definição do escritor húngaro Artur Koestler, presente na leitura, qual seria o elemento adicional na frase “ Em Ciencia, a criatividade é a arte de somar dois maisdois e obter cinco” ?

7. Faça uma pesquisa e discuta com seus colegas outras situações na história da ciencia em que esse “algo mais” fez a diferença.

Respostas:

1. Teoria da ForçaVital previa que transformações químicas, só seriam possíveis com a intervenção de uma força vital, que no caso seria animal ou vegetal, Com isso fez com que alguns químicos acreditasse que osorganismos vivos eram capazes de sintetiza-la devido a uma força neles existentes

2. Em 1828, Friedrich Wöhler provocou uma reação química na qual se transformou em uréia, com isso a teoria da forçavital foi completamente esquecida .

3. Compostos orgânicos naturais são extraídos de animais e vegetais,são encontrados na própria natureza, e os compostos orgânicos são aqueles produzidos emlaboratório.

4. Naturais- carboidratos, proteina gorduras .
Artificias- plasticos, tecidos

Relacionados

  • 13325203671
    360 palavras | 2 páginas