133236503

2082 palavras 9 páginas
O USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES NA ADOLESCÊNCIA

Elaine S. Souza *; Mauro Fisberg **.
*nutricionista, especializada em Adolescência para equipes Multidisciplinares, Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, disciplina de Especialidades Pediátricas, departamento de Pediatria, Universidade Federal de São Paulo.

** pediatra, Prof. adjunto doutor, chefe do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, disciplina de Especialidades Pediátricas, departamento de Pediatria, Universidade Federal de São Paulo.

INTRODUÇÃO

Os esteroides anabólico-androgênicos (EAA) são um grupo de compostos naturais e sintéticos formados pela testosterona e seus derivados.

Ao longo de mais de duas décadas, temos presenciado a uma contínua escalada das drogas ergogênicas no meio esportivo, e ao que parece estamos ainda distantes do topo.

O uso de anabolizantes, em particular, tem crescido muito nos últimos anos, a ponto de encontrarmos, mesmo no Brasil, atletas que defendem quase publicamente seu uso, técnicos que os incentivam, médicos que os acompanham, e dirigentes que se encarregam de seu fornecimento.

É particularmente perturbador o aumento da frequência do seu uso entre os adolescentes, conforme detectado em estudos internacionais.

O uso de substâncias para melhorar o desempenho do atleta é descrito desde a antiguidade. Filistrato e Galeano referem, em sua época, que os competidores olímpicos ingeriam testículos de touro, rico em testosterona, para melhorar suas marcas.

A testosterona é sintetizada desde 1935 e durante a segunda grande guerra foi utilizada pelas tropas alemãs para aumentar agressividade dos soldados.

A primeira referência ao uso de hormônios sexuais ocorreu em 1954, em um levantamento de peso em Viena, e seu uso tornou-se difundido com este fim a partir de 1964. No Brasil, os esteroides anabólico-androgênicos são considerados "doping", segundo os critérios da Portaria 531, de 10 de julho de 1985 do MEC, seguindo a legislação

Relacionados