133119570329

Páginas: 2 (314 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Resenha Laboratório Brasil – 15 anos do plano real
O documentário aponta que o Brasil acumulou 20.759.903.275.651% de inflação durante 15 anos. Foi no governo de Getúlio Vargas que oBrasilconheceu o cruzeiro, ele voltaria ao senado muitas vezes e começava o mergulho trilionário da inflação.
Durante o período militar houve uma acumulação imensa de tensões nas finanças publicas emuitainflação reprimida, o governo militar combinou-se duas coisas, a anestesia, ou seja, capacidade de correção monetária, mecanismo que permitia alguns segmentos da sociedade que convivia com ainflaçãode forma pacifica. E a outra era a repressão que era o próprio governo militar. O primeiro governo democrático que o Brasil teve foi o Sarney, em 1985. A inflação brasileira estava na faixa dos100%ao ano, o ultimo mês do governo Sarney tivemos a taxa de inflação de 80% ao mês.
A economia brasileira na década de 80 passou pela experiência de vários planos de estabilização, naquelaoportunidadeesses planos tentaram tratar um doente com um tipo de medicamento que era errado, que dizer que o Brasil estava doente. A economia pode-se medir em duas, mecanismo de propagação e as origens.Omecanismo responde a febre, e as origens responde aos problemas na economia brasileira na década de 80, e ainda hoje a crise fiscal do estado. Durante muitos anos o Brasil financiou seus gastospúblicoscom o instrumento da inflação. Os governos utilizarão o espaço dado pela própria inflação para resolver os problemas dos gastos públicos.
Em 1986, a moeda muda de cruzeiros para cruzados,congelandopreços e salários, extinguiu a correção monetária, decretou a moratória e suspendeu os pagamentos das dividas e criou o reajuste automático chamado (gatilho). O plano cruzado foi àprimeiratentativa mais organizada de enfrentar a inflação. O cruzado veio com componentes que eram complicados naquela época, que foi o controle de preços e controle de salários. O congelamento de preços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!