1329174402/13

687 palavras 3 páginas
A arte retórica de Padre Antonio Vieira
(Sermão da Sexagésima)

A arte retórica de Padre Antonio Vieira, sob análise de Karina de Freitas, tem o objetivo de examinar o estilo de pregar do grande orador jesuíta, que mescla a formação sacerdotal com a estética barroca unindo em prosa a ideologia cristã e a literatura da Contra-Reforma. No sermão de Padre Vieira, é visível essa dualidade de posicionamento por parte dos sacerdotes: de um lado há uma postura sacerdotal que levam adiante a missão profética de catequização dos indivíduos usando um discurso doutrinário e soteriológico; De outro lado assumem um papel de protetores dos oprimidos contra os poderosos. O próprio Vieira afirmava, em um de seus sermões, a co-existência de diversos discursos intencionais em suas pregações, mas, todos convergiam para a moralidade. Assim, fica evidente em sua obra, a pluralidade de vozes e de concepções co-existentes em um mesmo discurso.
É utilizando de sua arte retórica que Padre Antonio Vieira desenvolve em seu discurso uma temática religiosa e ao mesmo tempo literária em que se utiliza da metalinguagem e sobretudo da retórica como estratégias de persuasão. Vieira é perspicaz ao deixar o ouvinte confuso diante de teorias que o levam ao raciocínio lógico. Para tanto, o padre jesuíta, faz uso em seu sermão de analogias, comparações e metáforas inteligentes que se constituem em um importante recurso linguístico. Em seu sermão as metáforas são construídas sem elevação cultista, embora muitas vezes recorrem à linguagem erudita e letrada num estilo barroquizante, a fim de envolver o ouvinte e lançá-lo ao teocentrismo. Além de recorrer à História, à filosofia ou ao texto sagrado. Inclusive repete alguma metáfora bíblica, como a parábola da semeadura, narrada por Jesus.
No domínio de sua oratória Padre Antonio Vieira, ensina para os demais sermonistas a arte de pregar. Para ele os pregadores devem sempre utilizar recursos argumentativo para induzir os ouvintes. Atingindo o

Relacionados