132396740221

1185 palavras 5 páginas
Um jornal a serviço do Brasil
SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2013 20H00 * SÃO PAULOSÃO PAULO 16.4°COUTRAS CIDADES
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Busca
Parte inferior do formulário
TEMAS DO DIA * MURICY * MARACANÃ * ARRASTÃO * PARADA GAY * ÍNDIO MORTO * CLASSIFICADOS * TV FOLHA * HORÓSCOPO * ACERVO FOLHA ÚLTIMAS NOTÍCIAS * Cartas trocadas entre Hélio Oiticica e * EN * ES Maior | Menor Enviar por e-mail Comunicar erros Link

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2008 - 09h23
Cromossomo sexual de mosca ganha novos genes
PUBLICIDADE

RICARDO BONALUME NETO da Folha de S.Paulo
Pequeno, mas bem dotado. Um estudo comparando o material genético do cromossomo sexual masculino em mosca-das-frutas drosófila revelou que ele tem misteriosamente ganho novos genes e aumentado de tamanho, ao contrário do que acontece com seu equivalente no ser humano.
Igualmente surpreendente, a taxa de ganho de novos genes nesses cromossomos é 11 vezes maior do que a perda. Divulgação | | Mosca-das-frutas ganha genes em cromossomo sexual; taxa de ganho de genes em cromossomos é 11 vezes maior do que a perda |
Conhecido como cromossomo Y, sua presença define o sexo masculino em muitos animais, incluindo os seres humanos. Nesse sistema, as fêmeas têm dois cromossomos sexuais X, e os machos têm o par XY.
Outros animais apresentam métodos diferentes de definição de sexo. Por exemplo, entre vários répteis é a diferença de temperatura durante a incubação do ovo que determina o sexo do animal.
Os genes do Y das moscas drosófilas são poucos, mas são bons. Suas funções estão muito ligadas à reprodução. Três deles fazem a cauda do espermatozóide se mover --sem o gene, a célula sexual masculina não se move e o indivíduo é estéril.
O novo estudo surgiu do seqüenciamento do genoma (a compilação da ordem das bases químicas do material genético, o

Relacionados