13203910281

1023 palavras 5 páginas
Conheça o 5W2H: uma poderosa ferramenta de gestão

Qualquer projeto empresarial precisa de planejamento estratégico, organização e avaliação das possibilidades positivas e negativas. As ideias vagas de uma empresa só começam a se concretizar depois que são colocadas no papel e, através de um mecanismo organizado, é possível saber como aquilo será aplicado, quais os riscos, as vantagens e os custos.
O 5W2H surgiu como uma ferramenta de gestão que visa facilitar este processo de elaboração de um projeto. Através de um sistema de checklist de fácil entendimento, a ferramenta explora as principais questões que envolvem o processo e garante uma visão controlada e planejada do projeto.
Apesar de parecer complicado para quem não conhece, a expressão “5W2H” nada mais é do que uma referência as questões básicas da língua inglesa. Os “5W” referem-se ao ”What” (o quê), “When” (quando), “Who” (quem), “Where” (onde) e “Why” (por quê), enquanto “2H” inclui “How” (como) e “How Much” (quanto custa) na expressão. Essas interrogações são as perguntas essenciais para a elaboração do projeto empresarial e, por isso, elas ganham destaque ao utilizar essa ferramenta de gestão.
Passo a passo
Implementar esta ferramenta no desenvolvimento de um projeto é simples e exige apenas que os gestores responsáveis elaborem uma tabela e discutam as questões principais. O desenvolvimento de cada questão tem apenas o objetivo de desmembrar a ideia em vários segmentos, para que seja mais fácil entender quais as metas a serem atingidas no projeto, como colocar em prática e os preparativos necessários. Confira as questões uma a uma:
1. O quê?
Essa primeira interrogação é a mais básica e deve ser respondida de acordo com o objetivo que a empresa quer chegar com a ação proposta. O foco principal do projeto deve ser inserido aqui, de forma concisa, clara e sem prolongamentos, apenas para que o objetivo principal seja definido. Se, por exemplo, a empresa pretender implantar um plano interno de

Relacionados