132 EE 30 GES RJ 22 Matriz Atividade Individual Fase 1 Alida Bernardo da Silva

1344 palavras 6 páginas
Matriz de tarefa individual*
Módulo: 3 – Modelos e Planos de
Fórum
Ação
Título: Estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referência o Cirque du Soleil.
Aluno: Alida Bernardo da Silva
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma: RJ22 – T1
(18/11/2014)
Introdução
O presente estudo tem por objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo
Cirque du Soleil – empresa referência no ramo do entretenimento - para promover a inovação no âmbito empresarial. Para isso, abordarei os seguintes conceitos de estratégia: as cinco forças competitivas e cadeia de valor, no intuito de discorrer sobre as principais ações que fazem desta organização em questão uma potência competitiva e inovadora no ramo.
A busca perene e sistemática por novos talentos, a manutenção das tradições do grupo, sua visão, missão e valores bem definidos, a percepção do mercado atual e seus potenciais investimentos - respeitando as condições locais de cada unidade, assim como as parcerias firmadas e o investimento em pesquisa, são os pontos fortes que levaram e têm mantido a organização no topo do mercado mundial em seu segmento. Há aqui inúmeros cases que podem ser trazidos para o ambiente empresarial e fazem refletir sobre as estratégias utilizadas no dia-a-dia, seja qual for o nicho de atuação.
Cinco forças competitivas
Com relação às cinco forças competitivas, inicio com uma frase para reflexão: “Não concorra com os rivais — torne-os irrelevantes.” Esta frase está no livro A Estratégia do Oceano Azul de Chan Kim e Renée Mauborgne. A citação reflete a realidade atual do Cirque du Soleil, que traçou estratégias para fugir da disputa sangrenta entre concorrentes, recriando um produto que há séculos faz parte da cultura popular.
Seguindo o modelo da Escola da Gestão Estratégica Competitiva, Michel
Porter - autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade – nos apresenta as forças de uma organização em um ambiente competitivo. São elas o poder de barganha dos

Relacionados

  • 132 EE 30 GES RJ 22 Matriz Atividade Individual Fase 1 Alida Bernardo Da Silva
    1344 palavras | 6 páginas
  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas