1316541502

23975 palavras 96 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FÍSICA

PROPRIEDADES DE RETENÇÃO DE ÁGUA POR ESPAÇOS
POROSOS NÃO HOMOGÊNEOS: EXPERIMENTOS DE
LABORATÓRIO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

ROSIANE ANTUNES DOS SANTOS

PONTA GROSSA
2005

ROSIANE ANTUNES DOS SANTOS

PROPRIEDADES DE RETENÇÃO DE ÁGUA POR ESPAÇOS
POROSOS NÃO HOMOGÊNEOS: EXPERIMENTOS DE
LABORATÓRIO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Dissertação apresentada para obtenção do crédito final na conclusão de Mestrado em Ciências, Área de Concentração: Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Professor orientador: Fábio Augusto Meira
Cássaro

PONTA GROSSA
2005

MESTRADO EM CIÊNCIAS – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FÍSICA

i

RESUMO

Neste trabalho apresenta-se a utilização de um Modelo Booleano na simulação computacional de espaços porosos não homogêneos, tais como os exibidos por solos estruturados. No caso, as informações introduzidas no modelo foram: a distribuição de tamanhos de agregados N(r), caracterizada por Df, e a porosidade das amostras a serem simuladas. Também, investigou-se o papel da distribuição de agregados, caracterizada por Df, nas curvas características de retenção de água, tanto para amostras naturais de solo como para as simuladas computacionalmente. Foram utilizados diferentes valores de Df (desde 2 até 3) para a reconstrução de amostras de solos arenosos. Além disto, foram analisadas amostras de solo natural, cujos valores de Df foram determinados e suas curvas de retenção foram levantadas. Para dar suporte às simulações computacionais, foi desenvolvido um sistema para o levantamento de curvas de retenção de amostras de solo, desde a saturação até pressões de 150 cm de água (amostras próximas à saturação).
Os resultados mostraram que a instrumentação laboratorial desenvolvida é de grande utilidade na investigação das curvas características das amostras de solos investigadas. Também, que a simulação computacional reproduziu imagens que
permitiram

Relacionados