13129312275

4878 palavras 20 páginas
LOGÍSTiCA REVERSA DE BATERIAS DE CELULARES

Marcelo Saturni

Cyceli MBA – ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA.

RESUMO A logística reversa vem sendo reconhecida como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes ao retorno de bens ao seu ciclo produtivo de origem ou à sua destinação, como matéria-prima, a outro ciclo produtivo.

O bem pode retornar em forma próxima à original, como retorno pós-vendas, ou em forma de resíduos, rejeitos ou refugos, como retorno pós-consumo. O retorno pós-vendas tem como origem: problemas de qualidade, tais como defeitos de fabricação ou erros de projeto. O retorno pós-consumo se dá, principalmente, pela incapacidade de quem consome o bem de dar destinação adequada às partes resultantes do consumo ou aos resíduos.

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso, em que são enumerados aspectos ambientais da logística reversa, o crescente interesse pela proteção ambiental são fatores que determinam novas necessidades aos processos logísticos.

No Brasil, a legislação exige o retorno de produtos considerados perigosos após o término da vida útil, por conter metais pesados, tais como pilhas e baterias, e de produtos considerados problemáticos, devido às poucas opções de tratamento, como pneus. Nestes casos, a responsabilidade pela logística e pelo tratamento dos resíduos é do fabricante.

Introdução

As indústrias modernas tentam melhorarem todos os dias sua produtividade com técnicas que inibam o desperdício, com foco na produção limpa, verde e que tenham um planejamento com a logística reversa de produtos pós-consumo e pós-venda, produtos com defeito de fabricação, validade vencida, radioativos, baterias de celulares, pilhas, monitores de computador, materiais estes que precisam de uma logística que traga de volta à produção ou à remanufatura, no sentido inverso, matéria-prima secundária e não matéria-prima virgem

Relacionados