130682420507

1589 palavras 7 páginas
REFERÊCIA:
LIMA, Maria José. O que é Enfermagem. 3ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
RESUMO:
Maria José de Lima a autora nasceu no ano de 1935, em Quebrancio, Alagoas. Diplomou – se em enfermagem em Recife (1957) na escola de enfermagem nossa senhora das graças da universidade católica de Pernambuco. Iniciou a vida profissional na campanha nacional de combate à tuberculose em Recife. Ingressou no serviço especial de serviço à saúde pública em fins de 1957, trabalhando na área rural de Pernambuco e Alagoas. Em seguida atuou na escola auxiliar de enfermagem Dr. Augusto Leite em Aracaju. Trocou o ensino pela execução, indo trabalhar no hospital das clínicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A autora chama-nos a reflexão teórica no tocante da enfermagem. Ou seja, a obra mostra outros horizontes da profissão a qual ela mesma define como a arte do cuidar, salientando o dinamismo da profissão, abordando então como o profissional deva exercer seu trabalho e procurar melhor e desenvolver novas técnicas de atuação, bem como a sua relação com os seus “clientes”.
Debate desde a etimologia do termo enfermagem, relatando um pouco da sua historia desde a idade média, passando pelos objetivos dos seus profissionais, pelos requisitos necessários para a atuação e os fundamentos e aspectos estéticos e humanísticos, até os dias de hoje. Sobrepondo os requisitos necessários de uma boa atuação na área de Enfermagem, bem como o desenvolvimento da relação entre cuidador e o cuidado.
O livro apresenta ainda uma dualidade harmônica que tende o aprimoramento do profissional, destacando a preocupação com a plasticidade do corpo do pessoal da enfermagem, em contraposição a naturalidade que o pessoal deve proporcionar.

Motivos da Atualização e Histórico
“No tempo e no espaço de pouco mais de uma década, desde a primeira edição deste livro (1993), surgiram muitos estudos sobre enfermagem, o que evidenciou a necessidade de atualizá-lo. [...]”. (p.7).
Segundo Lima (2005),

Relacionados