1301271961 ARQUIVO Consideracoes Sobre Annales

5093 palavras 21 páginas
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA DOS ANNALES:
O DEBATE ENTRE PETER BURKE E FRANÇOIS DOSSE
Enilson Pereira Oliveira

1. O Annales em questão
As correntes de pensamento que influenciaram os historiadores têm-se formulado e reformulado no tempo. Dentre esses movimentos A Escola dos Annales se apresentou hegemônica no ocidente, processo hegemônico esse essa iniciado a partir da reunião de um grupo de historiadores em torno da publicação da Revista Annales d'histoire économique et sociale em 1929 e de um projeto que visava o combate a história que prevalecia naquele momento.

A supremacia da escola francesa sobre a produção historiográfica ocidental se apresentou profunda e duradoura. Contudo, tem-se demonstrado polêmico o debate intelectual quanto aos limites, circunscrições, continuidades e rupturas provocadas pelo grupo conhecido e identificado como a Escola dos Annales.

A própria discussão sobre o que foi o grupo dos Annales já indica a complexidade de exame do tema. Entre os intelectuais as discordâncias se sobrepõem continuamente quanto a contribuição do grupo francês. Assim, a historiografia dos Annales é identificada como sendo “Movimento dos Annales” ou “Escola dos Annales” e também como paradigma ou grupo de paradigmas. Outros utilizam o termo Nouvelle Histoire referindo-se a todo o movimento dos Annales e há ainda aqueles que identificam como
Nouvelle Historie um período a partir do qual, o grupo dos Annales muda de direção, de abordagem e altera, em relação as primeiras gerações dos Annales, o enfoque da metodologia na feitura da história, seus objetos e fontes. Para este último grupo de historiadores há momentos díspares dentro do movimento quanto aos caminhos do fazer história. Esses acreditam que a continuidade do projeto inicial sofre uma ruptura. Para



Mestrando em História Social das Relações Políticas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sob a orientação do Prof. Dr. Julio Cezar Bentivoglio.

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História –

Relacionados