1300402684

851 palavras 4 páginas
DOSEAMENTO DE ETANOL EM CACHAÇAS
COMERCIALIZADAS EM NATAL/RN
Pablo Renoir Fernandes de Sousa2(IC), Denise Porfirio Emerenciano1
Genickson Borges de Carvalho1(PG), Luciane de Lira Teixeira1, Maria de
Fátima Vitória de Moura3(PQ)
Pós- graduação 1, Iniciação Cientifica 2, Pesquisadora 3
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
IV Congresso Norte – Nordeste de Química
11 a 14 de abril / Natal
*pablo.renoir@hotmail.com
Palavras chave: Cachaça, teor alcoólico, legislação
INTRODUÇÃO
A cachaça é uma denominação típica e exclusiva para aguardente de cana de açúcar produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 40 % v/v (BRASIL, 2005). Hoje, ela é um produto consumido por todas as classes sociais, gerando uma demanda de um produto de melhor qualidade (MAIA et al., 1991).
A cachaça é uma das bebidas mais populares do Brasil; depois da cerveja, é a segunda bebida alcoólica mais consumida. A produção anual, estimada em 1,4 bilhão de litros, movimenta um capital de, aproximadamente, R$ 1 bilhão e é responsável por mais de
400 mil empregos direta e indiretamente (PBDAC, 2006; BRASIL, 2007). A exportação da cachaça ainda é inexpressiva, apenas 1% do total produzido é exportado para países como Alemanha, Itália, França, EUA e Japão, de forma que praticamente toda a produção é destinada ao mercado nacional (PBDAC, 2006; BRASIL, 2007).
A produção da cachaça pode ser dividida em quatro etapas principais: obtenção do mosto, fermentação, destilação e envelhecimento. Por melhor que sejam realizadas a três primeiras etapas do processo produtivo, o destilado recém obtido apresentará sabor seco, ardente e um aroma não muito agradável (AQUINI, 2006 apud., RODRIGUES,
2009).
O trabalho realizado objetivou-se a determinação do teor alcoólico em volume em diferentes marcas de cachaça e a correlação do teor alcoólico real com o teor especificado no rótulo do produto.
METODOLOGIA
Para dosagem do álcool nas amostras de cachaças foi utilizado o método adaptado de
Cordebard.
Solução

Relacionados