13 Coimunica Ao

375 palavras 2 páginas
Comunicação no trabalho

Acreditamos não haver exagero em se afirmar que a comunicação seja a própria essência do relacionamento humano, desde que é através dela que eles trocam suas mensagens e assim afetam reciprocamente suas vidas e a dos outros. É o passo inicial para o desempenho de toda e qualquer atividade. Portanto, uma empresa simplesmente não poderia funcionar sem ela.Desse modo, todas as pessoas numa empresa compartilham a responsabilidade pelas comunicações; todas elas originam e recebem informações. É através dela que as a tividades organizacionais são integradas e dirigidas para a realização dos objetivos das instituições. Em sentido mais amplo, esse processo é fundamental para se promover mudança comportamentais nos subordinados e outras pessoas na empresa. Podemos afirmar, sem grande margem de equívoco: são vitais para que os sistemas organizacionais funcionem satisfatoriamente.Quem não consegue se comunicar de forma objetiva dificilmente alcançará seus objetivos. E isso não se restringe apenas ao lado pessoal, vai além e também faz parte do dia-a-dia das corporações.
Algumas dicas para uma excelente comunicação:
1 - Adote a atitude correta. Não queira só falar. Escute o que o outro fala. 2 - Mantenha o foco da conversa. Trate unicamente do tema em questão. 3 - Ouça o que o outro fala com verdadeira atenção. Essa é a parte mais importante da comunicação. Escute para entender. Não interrompa quem fala. Caso você não entenda o que o outro diz, pergunte. 4 -Fale de forma clara e objetiva. Elimine as más palavras, o sarcasmo e a falta de respeito que deturpam a mensagem e deixa a outra pessoa na defensiva. Fale sempre de maneira respeitosa.
5 -Aceite as críticas. Não se coloque na defensiva. Mesmo que não seja fácil escutar o que os outros dizem é importante que você entenda o que pensa ou sente a outra pessoa. Somente assim você poderá verdadeiramente resolver o problema.
6 - Aceite as

Relacionados