12Adade

1164 palavras 5 páginas
PONTOS FUNDAMENTAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA[1]

O que é um projeto de pesquisa?

O projeto de pesquisa é um documento que tem por finalidade sistematizar, construir, planejar as etapas de fundamentação de ordem teórica e prática. Facilitando a elaboração e execução da etapas operacionais da investigação científica.
Observação: Esta mesma linha se aplica também para: projeto de estágio.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO

Para elaboração de um projeto de pesquisa há um conjunto de orientações dadas pela ABNT, que possibilitam alguma flexibilidade na sua construção. O projeto de pesquisa aponta, define e delimita o que se pretendem estudar, o problema de pesquisa, as suas justificativas, objetivos, uma cuidadosa revisão de literatura, acompanhada de metodologia, cronograma de execução e as referências bibliográficas empregadas.

Em um clássico esquema de apresentação de projeto de pesquisa encontramos:

1. Objeto de Pesquisa

É a essência do que se pretende pesquisar. Para localizar o objeto de pesquisa, basta retirar os elementos secundários do título do projeto (adjetivos, pronomes e preposições) para identificá-lo.

1. Delimitação do Problema

Na acepção científica, o problema é qualquer questão não resolvida e que é de discussão, em qualquer domínio do conhecimento (GIL, 1998, p. 49). Problema, para Kerlinger (1998, p. 35), é uma questão que mostra uma situação necessitada de discussão, investigação, decisão ou solução. Portanto, problema é uma inquietação no processo de investigação que a pesquisa pretende responder. Gil (1999), define problema de pesquisa como questões para as quais ainda não se têm respostas. A formulação, delimitação ou apresentação de um problema tem relação com as indagações: • Como se apresenta um fenômeno? • Quais as suas causas e conseqüências? Descreve o tema de forma a evidenciar os motivos ou o contexto no qual o problema, a(s)

Relacionados