128966411

3971 palavras 16 páginas
Tipos de Sistemas Operacionais

Existem diversos tipos de Sistemas Operacionais

Sistema operacional é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Sendo a camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. Alem de organizar o controle de processos da CPU.

Sistema Operacional - Controle de processos da CPU Sistemas Mono tarefas
Os primeiros sistemas operacionais eram capazes de executar apenas uma tarefa de cada vez, o que causava o travamento da máquina ate o processo desocupar o processador.

Sistemas Multitarefa
Permite ao sistema realizar diversas tarefas simultaneamente em um único processador. Na verdade ele divide o uso do processador de acordo com as necessidades do sistema, a fim de manter todas as tarefas em execução ao mesmo tempo.

Sistemas Multiprocessadores
Sistemas formados pela combinação de 2 ou mais processadores o que permite uma melhor distribuição dos cálculos acelerando os processos e disponibilidade do sistema.

Sistemas embarcados
São sistemas direcionados para máquinas pequenas e aparelhos autônomos como computadores de bordo e sondas espaciais. Geralmente possuem a capacidade de trabalhar com recursos limitados.

Sistema em tempo Real
Sistemas geralmente utilizados na indústria, com precisão quanto a questão do tempo de resposta e execução das tarefas. Esses sistemas não podem apresentar falhas, pois muitos recursos podem depender de seu funcionamento, e algumas vezes até vidas humanas.
Sistemas Operacionais podem ser criados para funções específicas como sistemas multiusuários, servidores, dispositivos portáteis, redes, controle de máquinas e sistemas distribuídos.

Aqui está alguns Sistemas Operacionais:

Windows 95
Windows Me
Windows 98
Windows Vista Stater
Windows XP Profissional
Windows XP Homer Edition
Windows NT
Windows 2000
Windows Vista home Basic
Windows 7 Ultimate
Windows 7 Stater
Windows 7 Profissional
Windows 7 Interprise
Windows

Relacionados