1284369288

841 palavras 4 páginas
O ciclo da vida humana- uma perspectiva psicodinâmica
A velhice é uma etapa do ciclo vital com caracteristicas proprias e necessidades especificas, os estudos sobre esta fase é basstante importante em virtude ao numero crescente de idosos, se faz necessário compreender seus aspectos psicológicos, sociais e psiquiátricos.
As perdas na velhice
A perda é uma vivencia basica e psicodinamente significativa no processo de envelhecimento. Ao envelhecer o individuo passará por inúmeras perdas tais como : a saúde física, diminuição das capacidades, perda de companhia- sentimento de solidão, a perda do cônjuge, a perda do trabalho, o declínio do salário, a diminuição de responsabilidades.
Na velhice acontece um acumulo de perdas portanto náo há tempo hábil para elaborar o luto o que gera um efeito devastador. Em outras faixas etárias as perdas são externas ao seja refere-se a objetos já na velhice estão ligadas ao individuo.
O sentimento de solidão gera angustia, depressão e ainda pode acometer nos idosos o medo de sair de casa, de assalto, acidentes, doenças.
Rede social na velhice
Os contatos sociais referem-se a uma estrutura que une diversos indivíduos o que forma uma rede. Esta rede refere-se a papeis e laços que ligam as pessoas de modo que possa influenciar no ambiente em que vivem assim como o ambiente exercera influencia sobre elas.
Por meio das redes sociais os indivíduos mantem sua identidade social, recebem reforços para a auto-avaliaçao, suporte emocional, sentem-se amados, ajuda material, instrumental –serviços, informações- sobre o meio e novos contatos sociais.
Verificou-se por meio de pesquisa com indivíduos intitucionalizados que a falta de contato social aumenta de forma significativa o índice de mortalidade entre os idosos. Ainda foi verificado que a longevidade esta ligada ao nível social, uma vez que os idosos que tinham melhores condições financeiras, viviam mais em virtude da qualidade de vida e acesso a recursos que eles tinham.

Relacionados