1282832757107

1399 palavras 6 páginas
ALUNO(A):__________________________________________________________ TURMA: 8ª SÉRIE____

O BARROCO NA ITÁLIA

A arte Barroca desenvolveu-se no séc. XVII, num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna.
Para entender melhor os acontecimentos desse século, é preciso buscar suas origens em fatos do séc. XVI. O mais importante deles foi, sem dúvida, a reforma Protestante, que teve início na Alemanha e, a seguir, expandiu-se por muitos outros países.
Embora tenha sido um movimento de caráter religioso, a Reforma teve conseqüências que ultrapassaram as questões de fé, pois provocaram alterações em outros setores da cultura européia. Uma delas foi favorecer o surgimento dos estados nacionais e dos governos absolutos, pois propunha que cada nação se libertasse da submissão ao papa.
No entanto, a Igreja católica, logo se organizou contra a Reforma Protestante, Na verdade, desde o início do séc. XV havia um movimento dentro da Igreja que pretendia eliminar os abusos nos mosteiros e fortalecer a vida espiritual. Mas foi somente no séc. XVI que essa reação ganhou um caráter de Contra-Reforma, em virtude da convocação do Concílio de Trento.
Com os trabalhos conciliares e a atuação das grandes ordens religiosas, entre elas a Companhia de Jesus, a Igreja católica retomou sua força e novas e grandes igrejas foram edificadas.
Outra vez então, a arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência.
A arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a erradicar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
Entretanto, ela não se desenvolveu de maneira homogênea. Houve grandes diferenças entre os artistas e entre as obras produzidas nos diferentes países. Alguns princípios gerais podem ser indicados

Relacionados