12792619

347 palavras 2 páginas
IHM
Interface homem máquina

Engenharia elétrica P7
Alunos : André F Ribeiro e Renato Silvestre
Disciplina CLP - Prof. Eng . Rogério

Em um sistema controlado por controlador lógico programável (CLP), devemos pensar em como interfacear o controle como comando, como proporcionar a melhor integração do homem com a máquina ou sistema de manufatura. Os botões, chaves seletoras, sinaleiros, são os primeiros grandes interfaceadores de sistema, eles permitem comandar ou visualizar estados definidos como ligado ou desligado, alto ou baixo, temperatura elevada ou normal, mas não permitia visualizar os valores. Surgiram então os displays e chaves digitais tipo (“thumbwell switchs”), que no caso dos displays nos permitam visualizar os valores das variáveis de processo, bem como mudar parâmetros pré definidos, como por exemplo , temporizações através das chaves digitais.

No entanto, este tipo de interface trazia dois problemas claros, o primeiro a dimensão da superfície do painel, que por muitas vezes necessitava ser ampliado, para alojar tantos botões, ou in formações que eram necessárias.

IHM modernas

A evolução seguinte foi à utilização de interfaces gráficas ao invés de alfanuméricas.Quando utilizadas, as interfaces gráficas, em alguns casos mais simples substituem os sistemas supervisórios, ou quando usadas em sistemas de controle, integradas a sistemas supervisórios, estas além das funções das IHM´S alfanuméricas já citadas, executam também funções de visualização que aliviam o sistema supervisório para que a desempenho as funções de supervisão, alarme, tendências, controle estatístico de processo entre outras.

SUPERVISÓRIO
O uso de sistemas supervisórios teve início no começo dos anos 80. Nesta época, o PC ainda era provido de pouco poder computacional, e outras plataformas de hardware ocupavam o espaço em projetos de automação. Controladores dedicados e mini-computadores eram comumente encontrados, mas apenas em

Relacionados