126638380310

2081 palavras 9 páginas
Conceito
●●A economia é a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (VASCONCELLOS e GARCIA, 2008).
●●A partir desta definição fica clara a associação da administração de um Estado com a administração de um lar. Em ambos, os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas .
●●E esta é a principal questão da economia: como atender as necessidades humanas (que aumentam com o crescimento da renda, aparecimento de novas tecnologias, etc.) ilimitadas, distribuindo da melhor maneira possível os recursos produtivos ou fatores de produção.

Problemas econômicos fundamentais
Como nem todos os fatores de produção são encontrados em todos os países, ou, pelo menos, são encontrados em quantidades diferentes nos diferentes países, as sociedades enfrentam o problema de escassez de recursos para as ilimitadas necessidades humanas. A sociedade ou um determinado segmento dessa sociedade deve decidir a partir das escolhas coletivas, como empregar da melhor maneira possível os recursos existentes e escolher como serão desenvolvidos a produção e o consumo no país. Assim, aparecem os problemas econômicos.
Conheça quais são os problemas econômicos
●●O quê produzir – dentro das possibilidades existentes de produção, a sociedade deverá escolher o que será produzido;
●●Quanto produzir – ainda devido à escassez de recursos, deve-se optar por uma quantidade que otimize os fatores disponíveis;
●●Como produzir – métodos de produção eficientes devem ser escolhidos, de acordo com a tecnologia existente no país, a fim de diminuir custos de produção e utilizar da melhor maneira os recursos disponíveis.
●●Para quem produzir – a sociedade também decidirá quais setores serão mais beneficiados e como seus membros participarão da distribuição dos

Relacionados