126413790272

645 palavras 3 páginas
POLUIÇÃO SONORA

A poluição sonora, é um dos danos causados pelo ser humano que está bem presente na vida moderna, diante de fatores como: crescimento de cidades, a aglomeração de pessoas , a industrialização, as festas particulares, os sons automotivos, shows, casas de festas, o trânsito de automóveis, as construções e até eventos sociais promovidos pelo Poder Público, tornando a poluição sonora uma epidemia.
Pode-se dizer que a Poluição sonora é crime, como consta no artigo 54 da Lei 9605/98 que diz:
“Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: pena- reclusão, de um a quatro anos, e multa.”
A poluição sonora causa muitos danos a saúde, esta espécie de poluição nada silenciosa, acarreta perda de audição, agressividade, insônia, estresse, depressão, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento de pressão arterial, cansaço, surdez, perda da produtividade .
Mesmo para fora dos grandes centros urbanos a questão se alastra. Os sons automotivos, equipamentos de som de festas, aparelhagens de som domésticas que estão mais potentes e mais baratas, levando a todo lugar o mal ao meio ambiente.
Afetando o homem, este tipo de poluição certamente afeta animais. Já foram comprovados cientificamente que dependendo dos sons emitidos as vacas produzem menos leite e galinhas não botem ovos por estresse que deve ser semelhante aos homens nesses e em outros seres vivos.
A poluição sonora não afeta uma pessoa só, mas pode afetar milhares de pessoas a milhares de distância, é um dano extraordinário.

CONCEITO DE SOM E RUÍDO

Em geral, procura-se distinguir som de ruído. O som seria a variação de pressão que o ouvido humano possa captar, enquanto o ruído é o som ou o conjunto de sons indesejáveis, desagradáveis e perturbadores.

LIMITES LEGAIS DA POLUIÇÃO SONORA

Os problemas relativos aos

Relacionados