126257856

363 palavras 2 páginas
Parotidite Infecciosa
Parotidite infecciosa também conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus da família Paramyxovirida, atingir as glândulas salivares, pode atingir outros órgãos tais como os testículos, ovários, pâncreas, tireoide, cérebro, próstata, fígado, baço.
A parotidite infecciosa pode afetar indivíduos de todas as idades, porém crianças de 5 a 15 anos geralmente são os mais atingidos e devem receber tratamento adequado.
Tratamento para Parotidite Infecciosa:
O tratamento para parotidite infecciosa é direcionado para o alivio dos sintomas através de analgésicos, antitérmicos e anti-flamatório .
Não existe nenhum medicamento especifico que elimine o vírus do organismo do sujeito, porém alguns cuidados conduzem a recuperação do indivíduo, tais como: ingerir alimentos líquidos ou pastosos, se manter em repouso, ingerir sucos que não sejam ácidos, pois o ácido pode piorar a dor e não realizar esforço físico.
Compressas de água quente podem ser úteis para a diminuição das dores causadas pela parotidite infecciosa.
Sintomas da Parotidite Infecciosa: Inchaço das glândulas do pescoço; Dor nas glândulas parótidas; Febre; Dor ao engolir; Inflamação dos testículos e ovários; Dor de cabeça; Dor abdominal (quando atinge os ovários); Vômito;
Perda de apetite;

Tratada em adultos ou adolescentes de forma equivocada ou displicente, pode comprometer o sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orqui-epididimite), raramente resultando em surdez e esterilidade. Raramente ocorrem essas complicações em crianças, sendo que esterilidade só ocorre em indivíduos do sexo masculino durante ou após a puberdade, logo nunca em crianças.

Outras possíveis complicações incluem:

Meningite asséptica,
Pancreatite,
Infecção da tireóide,
Infecção dos neurônios,
Atrofia dos testículos,
Problemas nos ovários,
Problemas cardíacos e,
Infecção nos rins.

Prevenção:

A vacina é

Relacionados