126 AD2 de Sistema Financeiro Gabarito

623 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD2
Período - 2007/2º
Disciplina: Sistema Financeiro
Coordenadora: Selma Fontes
GABARITO
Responda as questões abaixo, levando em consideração o conteúdo das aulas 1, 2, 3 e 4. Procure não ultrapassar as linhas estipuladas para cada questão.

1 – O Brasil está crescendo este ano e, mesmo com a crise externa, vai chegar aos 5% segundo a maioria das previsões. Ao mesmo tempo, a carga tributária aumentou de novo. A segunda notícia tira força da primeira. (jornal O Globo, 23/08/07, p.30, caderno de economia). Explique porque a segunda notícia enfraquece a primeira e diferencie desenvolvimento de crescimento econômico. (valor: 3,5)
Resposta:
Cresci­mento econômico refere-se ao aumento quantitativo da capacidade pro­dutiva de uma nação ao longo dos anos. Portanto, envolve a expansão da produção de bens e serviços de determinado país ou área econômica. Quando o governo modifica a carga tributária, provocando o aumento dos impostos, o consumidor se vê forçado a diminuir o seu consumo e o seu nível de poupança. O mesmo efeito ocorre nas organizações. Se o governo aumenta a cobrança de impostos das empresas, os seus lucros diminuem. Como conseqüência, a atratividade de investidores também diminui. Logo, modificações na política fiscal tributária promovem alterações na demanda da economia para o investimento e consumo, afetando assim a renda nacional.
O crescimento econômico é determinado pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto per capita e é indicado ainda pelo grau tecnológico, pelo índice de aumento da força de trabalho e pela proporção da receita nacional poupada e investida. O conceito de desenvolvimento econômico vai além da definição de crescimento econômico, pois considera outras variáveis. Inclui as condições de vida da população de um país, abrangendo indicadores

Relacionados

  • Coaching nas organizações
    45182 palavras | 181 páginas
  • Filipe Zau Educa Ao Em Angola 1
    236548 palavras | 947 páginas
  • trabalho
    344088 palavras | 1377 páginas