125978

705 palavras 3 páginas
OS TIPOS DE INVESTIMENTO

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimentos:
Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer pais capitalista. Alguns exemplos de investimentos privados são fabricas, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário
Exemplos:
Caderneta de poupança.
O investidor receberá mensalmente o valor dos juros (0,5% ao mês) além da correção pela Taxa Referencial, a TR, que é divulgada pelo Banco Central. Os rendimentos devem ser resgatados na data de aniversário da aplicação e são isentos de imposto de renda. Além disso, o investidor está garantido em até R$ 60.000,00 dentro das regras do Fundo Garantidor de Crédito. Certificado de Depósito Bancário (CDB)
O CDB é um título emitido pelos bancos que vão utilizar o dinheiro captado para realizar financiamentos para as empresas, como um capital de giro que ajudará essas empresas na compra de matéria prima para produção e no pagamento dos salários dos

Relacionados

  • Direito comercial: analise da empresa panvel
    1402 palavras | 6 páginas
  • Administração
    162041 palavras | 649 páginas
  • Aptos Programa 20150721 121956
    252994 palavras | 1012 páginas
  • campeão
    230974 palavras | 924 páginas