12592345403

826 palavras 4 páginas
Título: Progresso, Trabalho e Produtividade
Apresentação:
Vamos dar sequência aos nossos estudos, pensando inicialmente na ideia de progresso para, em seguida, tentar visualizar como os homens, em diferentes períodos históricos, visualizam e entendem o trabalho, o tempo, a produção e, enfim, o próprio progresso.
Para pensar nas maneiras com as quais os homens lidam com o progresso, com o trabalho, com o tempo, com a produção e consigo mesmo, vamos fazer uma comparação simples entre dois períodos históricos distintos. Vamos denominar a sociedade contemporânea, da qual somos atores e sujeitos, de sociedades industriais. Do mesmo modo, vamos dizer que o período imediatamente anterior a este período são as sociedades pré-industriais. Para visualizar melhor e com mais clareza, vamos assistir aos trechos de dois filmes e, a partir deles, tentar estabelecer ou enumerar alguns pontos de comparação. Tenha sempre em mãos um bloco de notas para anotar o que você entender pertinente. O primeiro filme vai retratar basicamente as sociedades pré-industriais. Já o segundo filme retrata as sociedades industriais.
A ideia de progresso:
O século XX materializou sonhos e colocou definitivamente em prática muito daquilo que os homens pensavam em realizar há anos. A cidade, a fábrica, o consumo e a velocidade, as comunicações sem fronteiras, o alto emprego da imagem e do som são realizações do progresso para a melhoria da vida dos homens. Giannattasio (2004) nos ensina que o termo progresso deriva da expressão latina "progressus":
[...] apareceu na primeira edição da Encyclopédie em 1751 significando "movimento a frente", "ação de avançar" ou no sentido figurado "fazer progresso no trabalho, na ciência" [...] ação de avançar, em linguagem filosófica quer dizer a marcha do gênero humano em direção a perfeição e a felicidade. A humanidade se aperfeiçoa e caminha incessantemente do pior ao melhor, da ignorância ao conhecimento, da barbárie à civilização (LARROUSE apud GIANNATTASIO,

Relacionados