125489683

4535 palavras 19 páginas
Wi-fi
As redes Wireless são classificadas baseadas na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN): utilizada para interligar dispositivos eletrônicos fisicamente próximos, até 10 metros. A WPAN e projetada pra pequenas distância, baixo custo e baixas taxas de transferência. Seus principais protocolos são: Bluetooth, ZigBee e UWB.
Redes locais (WLAN): permitem conexão de vários usuários em uma área local, como um campus da universidade ou biblioteca, para formar uma rede ou ter acesso `a Internet. Seu alcance e de até 100 metros. Seus principal padrão e o IEEE 802.11 (Wi-Fi).
Redes metropolitanas (WMAN): permite a conexão de várias redes nem uma área metropolitana, tais como diferentes edifícios em uma cidade. Com alcance de até algumas centenas de quilômetros. Seu principal protocolo são o WiMAX.

IEEE 802.11
O padrão 802.11 surgiu da necessidade de padrões para a conectividade sem fio. Tudo começou com uma extensão sem fio para redes locais em 1997, e desde então tem sido melhorado gradualmente.Ela tem se tornou bastante popular por utilizar faixa de frequência não licenciada, o que significa que tais sistemas de rádio pode ser usado em qualquer local e hora.
O 802.11 implementa a camada física e de enlace para redes sem fio.O padrão IEEE 802.11 define dois tipos de arquiteturas:BSS (Basic Service Set): formado por um conjunto de estações sincronizadas. Participação em um BSS não implica que a comunicação sem fio com todos os outros membros do BSS é possível. Esta arquitetura é subdividida em: Rede de infra-estrutura: toda a comunicação deve passar pela estação base (AP), também chamada de ponto de acesso; Rede adhoc: os computadores simplesmente transmitem diretamente uns para os outros.
ESS (Extended Service Set): É um conjunto de dois ou mais BSS interligados, de forma que a rede apareça como um único BSS para qualquer estação, associada com um desses BSSs.

IEEE 802.11 - ESS
O ESS é uma arquitetura

Relacionados