12545866

1026 palavras 5 páginas
PRADO
A origem do bairro Prado, localizado na região Oeste, está intimamente ligada à fundação da capital. Pela Rua Platina, uma de suas principais vias, passaram as primeiras carroças que transportaram material para construção da cidade.
O Prado Mineiro, primeiro hipódromo de Belo Horizonte, inaugurado em 1909, serviu de inspiração para o nome do bairro. Neste local, a sociedade se encontrava para assistir as corridas de cavalos, esporte muito popular à época.
Com a retração deste tipo de esporte, o antigo hipódromo daria lugar a um campo de futebol, onde eram disputados jogos do campeonato mineiro.
Além das provas de turfe e futebol, o Prado Mineiro ficou também conhecido por ter sediado o primeiro vôo oficial de avião da cidade. O piloto italiano Dariolli protoganizou este acontecimento. O avião, àquela época, era totalmente desconhecido da população, tendo sido visto antes apenas pelo cinema.
O traçado estreito e irregular das ruas do Prado se estende pelos bairros vizinhos. Boa parte das casas ainda mantêm pequenos quintais com jardins, inspiração para a aparente calma e tranquilidade do lugar, apesar do crescente adensamento.
Mesmo considerado como um bairro de características tipicamente residenciais, ele possui infraestrutura que se adequam aos tempos modernos, como supermercados, padarias, clubes, farmácias, imobiliárias, lojas de material de construção, restaurantes e serviços diversos, que vão desde maternidade a colégios tradicionais, cursos de idiomas, centros de estética, agências bancárias, casas lotéricas e outras atividades.
A verticalização iniciada na década de 70 foi absorvida de forma lenta e discreta. Boa parte dos poucos prédios existentes é de pequeno porte, com os moradores sendo relutantes na venda de suas casas.
No campo dos negócios, a indústria de confecções se configura como a atividade que mais cresce no Prado, com cerca de 450 estabelecimentos comerciais instalados. Grifes famosa vieram para a região, como Alphorria, VIP,

Relacionados