125315

526 palavras 3 páginas
A tecnologia não é somente instrumento para dar produtividade às empresas ou um toque de modernidade nas nossas vidas. Usada como ferramenta de apoio a deficientes físicos, ela pode ajudar cegos a navegarem na internet, pacientes de paralisia cerebral a expressarem seus desejos ou surdos a conversarem pelo telefone. A criação de softwares e equipamentos para quem precisa de adaptações não faz discriminação: parte tanto de grandes empresas internacionais quanto dos próprios portadores de deficiência ou seus parentes.
Não há como ficar de olhos fechados a esta questão da inclusão digital, a sociedade carente, os deficientes “gritam” por dignidade e direitos iguais.
“A questão das “minorias” também tem sido bastante discutidas por nossa sociedade e cada vez mais se percebe a necessidade de realizar ações que completem maior justiça e equidade de direitos para negros, índios e pessoas com deficiência, dentre outros segmentos.”. Fala-se de analfabetismo digital.
A inclusão digital é divulgada como um discurso pomposo, todos procuram falar que a tecnologia da informação é o caminho para um mundo melhor, que não poderemos viver no novo milênio sem o domínio desta tecnologia pois a mesma é fundamental para o ingresso em uma comunidade globalizada na era do conhecimento.
Entretanto, à distância entre o que se fala e a realidade é grande. Mesmo com projetos em andamentos, o analfabetismo digital é tratado com um problema secundário. Na educação regular, por exemplo, os professores reconhecem que a Tecnologia da Informação é uma ferramenta importante no desenvolvimento educacional de seus alunos; o problema é que nem sempre esta ferramenta é explorada no seu conceito mais básico, que é o de capturar e disseminar informações.
É preciso estar atento às mudanças e acompanhar cada passo da evolução. Assim como a tecnologia da informação avança a cada dia é importante que se formem pessoas conscientes da importância e do direito de que estas novas tecnologias cheguem a

Relacionados

  • direito
    2200 palavras | 9 páginas
  • campeão
    230974 palavras | 924 páginas
  • Aptos Programa 20150721 121956
    252994 palavras | 1012 páginas