125123456489

564 palavras 3 páginas
Avaliação Bimestral de História do 7º ano
Durante a crise do império Romano milhares de pessoas fugiam da cidade para o campo em busca de segurança e trabalho. As cidades se esvaziavam e a Europa ocidental vivia um processo de urbanização.
Enquanto populações inteiras se mudavam para o campo, os germanos intensificavam seus ataques ao império Romanos, acabando por conquistá-lo na segunda metade do século V.

1. Identifique a alternativa errada.
a) O colunata era uma relação de trabalho em que o trabalhador cultivava um lote de terra do proprietário e, como pagamento, dava a ele parte da colheita.
b) Os germânicos tinham lei escrita; o direito germânico era, portanto, baseado em códigos escritos.
c) Os comitatus é o nome dado a um bando formado por jovens guerreiros comandados por um chefe ao qual prestavam juramento de fidelidade.
d) A colunata (herança romana) e o comutatus (herança germânica) contribuíram para a formação do feudalismo.

2. Os francos atravessaram o rio Reno, em direção oeste, e se estabeleceram na Gália, interessados nas divididos em vários grupos, cada qual com o seu chefe. Um desses chefes, chamado Clóvis, impôs sua autoridade aos demais por meio das armas e se tornou o primeiro rei dinastia merovíngia.
Indique o que é verdadeiro (V) e o que é falso (F):
a) ( ) Clóvis ampliou seu poder por meio da guerra e do casamento com uma princesa cristã do reino da Burgúndia de nome Clotilde.
b) ( ) Pepino, o breve, doou para a igreja, pare dos territórios conquistados dos lombardos e situados na atual Itália; dessa doação originou-se o patrimônio de São Pedro.
c) ( ) A coroação de Carlos Magno contribuiu para afastar o império carolíngio da igreja.
d) ( ) Carlos Magno entregou a administração de seu vasto império a condes, duques e marqueses.
e) ( ) Embora fosse um incentivados das artes Carlos Magno baixou um decreto real proibindo o ensino das letras se da filosofia em seu reino.

3. Preencha os espaços em

Relacionados