1247453577000

542 palavras 3 páginas
4 - ESTATÍSTICA DESCRITIVA (MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E MEDIDAS DE DISPERSÃO)

4.1 MÉDIA DA AMOSTRA N° 9, SEGUNDO A VARIÁVEL PESO
Segundo o consenso aritmético mais simples, a média aritmética de n termos é igual a soma de tais termos divida por n. Assim a média aritmética pode ser expressa pela fórmula:

Somando-se todos os valores da Amostra 9, e dividindo-os pela quantidade total de valores, no caso 100 (cem), chegamos à seguinte média, obtida facilmente digitando-se “=MEDIA(primeira célula da amostra:última célula da amostra)” no Excel, desde que estejam distribuídos, os valores da amostra, de forma sequencial numa tabela:.

4.2 MODA DA AMOSTRA N° 9, SEGUNDO A VARIÁVEL PESO
A moda é a observação com frequência mais alta: no caso de uma amostra apresentar duas (ou três) observações de igual frequência mais elevada que a de qualquer da outras observações, será denominada bimodal (ou trimodal), se ocorrer de mais de três observações apresentarem frequência superior a de qualquer das outras observações, a amostra será considerada multimodal. Ainda há casos de distribuições amodais, ou seja, sem moda.
A Amostra 9 possui moda igual a 1002, pois este é o valor com maior número de observações (12, no total). Este valor pode ser obtido com a fórmula “=MODO(primeira célula da amostra:última célula da amostra)”no Excel, desde que estejam distribuídos, os valores da amostra, de forma sequencial numa tabela.

4.3 MEDIANA DA AMOSTRA N° 9, SEGUNDO A VARIÁVEL PESO
Em Estatística, alinhadas em ordem crescente da frequência todas as observações de uma amostra, a mediana é definida como a frequência da observação (valor) central (ou, se houver um número par de observações, a média aritméticaentre as duas observações centrais).Na Amostra 9, o valor da mediana é 1001 e foi obtido utilizando-se da seguinte fórmula do Excel “=MED(primeira célula da amostra:última célula da amostra)”, desde que estejam distribuídos, os valores da amostra, de forma sequencial numa

Relacionados