12468287

1064 palavras 5 páginas
1 – Explique o que é o inatismo.
O inatismo afirma que, ao nascermos, trazemos em nossa inteligência os princípios racionais e também algumas ideias verdadeiras, que, por isso, sãoideias inatas.

2 – Explique o que é o empirismo.
O empirismo afirma que, a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas ideias, é adquirida por nós pela experiência.

3 – Quais osproblemas do inatismo?
A própria razão pode mudar o conteúdo de ideias que foram consideradas universais e verdadeiras e também pode provar que ideias consideradas racionais, podem, narealidade, ser falsas.

4 – Quais os problemas do empirismo?
A impossibilidade do conhecimento objetivo da realidade.

5 – Quais os tipos de verdades distinguidas por Leibniz?
Asverdades de razão são inatas. Significa que nascemos com a capacidade racional, puramente intelectual, para conhecer ideias que não dependem da experiência para ser formuladas e para serverdadeiras. As verdades de fato, são as que dependem da experiência, pois enunciam ideias que são obtidas por meio da sensação, da percepção e da memória.

6 – Explique o que foi a “revoluçãocopernicana” em astronomia.
Copérnico dizia que o sistema geocêntrico (que dizia que todos os astros do sistema giravam em torno da Terra) estava errado, pois não dava conta dos movimentoscelestes e de muitos outros fenômenos astronômicos. Para ele, não havia motivo racional para considerarmos que o céu se move e a Terra está imóvel. Ele julgava que o Sol se mantinha imóvel nocentro do sistema.

7 – Qual a crítica de Kant aos filósofos inatistas e empiristas? Kant disse que todos os filósofos (inatistas e empiristas) buscam um centro que não é verdadeiro, assim comoos astrônomos geocêntricos.1 – Explique o que é o inatismo.
O inatismo afirma que, ao nascermos, trazemos em nossa inteligência os princípios racionais e também algumas ideias verdadeiras, que, por isso, sãoideias inatas.

2 – Explique o que é o empirismo.
O empirismo afirma que, a razão, com

Relacionados