124564455666.

418 palavras 2 páginas
Bursite Anserina ou Tendinite da Pata de Ganso: O que é?

Bursite anserina ou popularmente conhecida como tendinite da pata de ganso é o nome que se dá à inflamação da bursa localizada na inserção comum dos tendões dos músculos na face medial do joelho. A bursa é uma pequena estrutura anatômica semelhante a um saco, que contém líquido sinovial em seu interior que lubrifica a articulação. A bursa atua como um amortecedor entre tendões, osso e pele.

A bursa sinovial localiza-se na parte interna do joelho, logo abaixo da sua articulação. Essa região é conhecida como Pata de Ganso e nela inserem-se três músculos: Grácil, Sartório e Semitendinoso, responsáveis por cruzar as pernas e dobrar os joelhos.
Causas

Uso repetitivo dos movimentos de perna, no nado de peito, dos chutes de bola repetidamente ou por sobrecarga mecânica, giro repetido do corpo com o joelho flexionado, com o apoio neste joelho ou pancada direta em cima desta área da perna.

Quadro clínico

Os principais sintomas são dor na face interna do joelho, logo abaixo da articulação, que pode ser sentida ao flexionar ou ao esticar a perna. Geralmente é acompanhada de edema, dor ao andar e ao realizar movimentos repetidos ou com carga.

Diagnóstico

Por meio do exame clínico e de exame complementar: ultrassom.

Tratamento
Nos casos de edema, associar o método PRICE (proteção, elevação, compressão e repouso). Remoção do fluido acumulado na bolsa sinovial e bandagem elástica, ao redor do joelho, para impedir a formação ou acarretar a diminuição do edema. Na maioria dos casos, o problema é resolvido com o tratamento conservador com anti-inflamatórios e fisioterapia – os exercícios terapêuticos são a base do fortalecimento muscular que facilitam a mobilidade e a prevenção de novas lesões, sobretudo em doentes que iniciam o ciclo vicioso como: dor, restrição da mobilidade, posição antálgica viciosa, perda funcional e aumento da dor.

Como prevenir a bursite anserina? A melhor

Relacionados