123lo

887 palavras 4 páginas
1.3 – Características e atitudes do empreendedor

O empreendedor possui características marcantes, ele pode tê-las de uma origem nata ou adquiri-las com o tempo. Geralmente ele tem como referência e modelo algum empreendedor presente na família, ou conhecido, alguma pessoa próxima de onde ele pode extrair idéias, e de onde pode nascer o sonho de empreender.
O empreendedor observa tudo em sua volta e procura aprender com os mínimos detalhes. O erro para ele é considerado um resultado, apesar de não ser positivo vale como experiência e aprendizado.
Sempre atento ele tem grande capacidade para detectar oportunidades de negócios.
Como definira Filion (1991): “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.”
Um ser que sonha, mas que sonha com os pés no chão, que quer realizar seus sonhos e luta por isso, é persistente, tem muita energia, capaz de se dedicar integralmente a eles até que se conquiste o objetivo.
Conhecido por seu espírito inovador, emprega novas idéias na forma de administrar, produzir, divulgar, distribuir, vender, etc., trazendo maiores valores para a empresa.
Com iniciativa, buscando autonomia e sendo autoconfiante, o empreendedor cria sua rede de relações que colaboram para o crescimento de sua idéia e que tornam possível a sua realização. O empreendedor é um ser visionário, por isso busca conhecer o ambiente e o ramo em que vai atuar, ele assume riscos calculados para conseguir o sucesso de seu empreendimento. Ele estabelece metas e busca superá-las.
Definir um empreendedor não é limitá-lo, pois este possui diversas características que podem variar de um ser para o outro. O empreendedor é movido pelo prazer de se auto-realizar.
(DRUCKER, Peter Ferdinand - 1909) “Não é um traço de personalidade; em trinta anos tenho visto gente de personalidade e temperamento, os mais variáveis possíveis, desempenharem-se bem, frente a desafios empreendedores.”
Contudo, vale destacar que um empreendedor de sucesso precisa claramente

Relacionados