123c rock 10

333 palavras 2 páginas
Nos últimos anos a gestão têm se destacado como tema básico das discussões
Com a modernização do sistema educacional. Considerando que o modelo de gestão escolar vem evoluindo ,com o passar tempo tornando-se cada vez mais descentralizado, surge à proposta da gestão democrática que visa não apenas a descentralização do “poder”, mas, também, procura avivar nos membros da comunidade, especialmente nos estudantes, o valor da organização e da disciplina coletivas, tornando–as uma rotina educativa para a autonomia do aluno.
Tendo como começo a questão/problema deste estudo, a saber: Uma gestão democrática incentiva à participação mais efetiva de alunos e professores .

Tem-se como referência Gadotti (1994 p 2) ao afirmar que “o aluno aprende apenas quando ele se torna sujeito da sua aprendizagem”. No modelo democrático de gestão, o aluno conceberá seu papel social, seus direitos e deveres, se sentirá efetivamente parte da escola já que terá autonomia para sua participação em relação às decisões tomadas em seu dia a dia, através da construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico.
Podendo assim este modelo de gestão melhorar aquilo que já é positivo na escola: o ensino. A participação na gestão da escola contribui para um melhor conhecimento do funcionamento da mesma e de todos os seus atores, primordiando um contato permanente entre professores, alunos e gestão, Encontrado um conhecimento mútuo e, consequentemente, aproximando às necessidades dos alunos, os conteúdos ensinados pelos professores.
Começando por este pensamento, o estudo procura apurar como tem se dado, na instituição, as relações entre gestores, professores e alunos para a construção de uma gestão mais democrática; quais as forças que atualizam as relações e quais processos elas ajustam. Para a realização de tal estudo buscou-se pesquisar o dia a dia de uma escola.

Relacionados

  • Contabilidade intermediaria
    176410 palavras | 706 páginas
  • Excel
    132658 palavras | 531 páginas