1239876453737278346

289 palavras 2 páginas
1) Em termos de crescimento econômico, o século XX foi um século perdido?

Não, pois quase todo o século XX é marcado por um crescimento significativo, apesar de muito oscilante. Na segunda metade do século o PIB cresce mais de 12 vezes, com uma taxa de crescimento anual de 5,2%, mas nas décadas de 80 e 90, a média de crescimento é significativamente inferior.

2) Em termos de desenvolvimento econômico, o século XX foi um século perdido?

Não, porque se comparar com o PIB per capita brasileiro com o norte americano, percebe-se que este indicador cresceu de muito ao longo do século XX, inclusive melhorando sua posição relativa frente ao PIB per capita norte americano. Mas na década de 80, o PIB per capita brasileiro parou de crescer e chegou a ter uma tendência negativa, quando comparado com o PIB norte americano. A taxa de analfabetismo e a esperança de vida mostraram uma evolução positiva durante o século, porém, a distribuição de renda não melhorou ao longo do tempo, permanecendo uma das piores do mundo.

3) Reconstrua o Quadro 12.1, levando em consideração a evolução do problema inflacionário no Brasil.

Percebe-se que aindustrialização é acompanhada por um processo inflacionário com uma relativa aceleração dos índices inflacionários, que chegam nesse processo ao auge em meados da década de 60. Depois de ser em partecontida no final da década de 60 e início da década de 70, a inflação dispara no Brasil na década de 80, e só é contida em meados dos anos 90 com o Plano Real. É interessante notar que a disparada dainflação ocorre conjuntamente com a desaceleração do crescimento do PIB na economia brasileira.

Relacionados