123786570264

335 palavras 2 páginas
Fundamentos Necessários para ser um bom aluno Virtual

O aluno de cursos a distância deve ter automotivação e autodisciplina.Com a liberdade e a flexibilidade do ambiente online vem a responsabilidade. Para acompanhar o processo online exige- se um compromisso real e disciplina. As salas de aula online provocaram mudanças nos papéis do aluno em relação ao ambiente educacional tradicional Hitz & Shea elencou algumas características do aluno nas salas de aula online:
-Autonomia e motivação pessoal;
-Independência e autodisciplina;
-Habilidades para gerir o tempo;
-Estilo de aprendizagem mais visual, convergente e seqüencial;
-Bom acesso á computadores e à Internet;
-Suporte da família e do empregador.
A opressão mata o processo cognitivo (Paulo Freire). Sem consciência crítica ou livre não há aprendizado. A autonomia só irá acontecer na medida em que se tenha liberdade para tomar decisões, ousar sem medo de errar, correr riscos. O ponto de partida para a aprendizagem é a liberdade. É a partir dela que podem existir a criatividade e a curiosidade. A criatividade nos fará ir além, descobrir e redescobrir, acrescentar.Um ser autônomo é gestor de seu processo de aprendizagem, capaz de autodirigir e autorregular este processo.Este tipo de aprendizagem é denominada como autônoma.

Qual o Papel do Aluno Virtual?

O papel do aluno nesse sistema é, sem dúvida, o mais importante, pois ele é o grande responsável pela aprendizagem.O aluno passa a ser o principal sujeito de sua própria aprendizagem. Isso exige, por parte do mesmo, uma maior iniciativa, autonomia e disciplina.O aluno deixa seu papel tradicional de mero receptor e passa a atuar como um colaborador ativo do professor, no seu próprio processo de aprendizagem.

O Aluno Virtual deve ser capaz de perceber-se como parte de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa e desempenhar o novo papel a ele reservado nesta comunidade.Este tipo de aluno também deve ser capaz de realizar trocas

Relacionados