12376598765

1167 palavras 5 páginas
1-Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética Moderna

A Bioética, muito mais do que uma "ética da vida", conduz à reconsideração sobre o complexo das relações do ser humano com a vida, sob nova perspectiva. Seus princípios estão presente no campo ético da saúde.
Mais que um precursor, Potter dedicou sua vida inteira ao fortalecimento e à abertura de caminhos para que a Bioética se incorporasse às diferentes culturas, para que ela se transformasse num projeto de vida para todos os seres humanos que habitam o planeta.
O interesse pelos temas relativos à moral, à ética, existem há séculos, tendo sua origem no mundo grego antigo. Entretanto, o termo bioética, também denominado ética biomédica, juntamente com a disciplina que o designa, são novos.
Ocupa-se a ética biomédica com aqueles temas morais que se originam na prática da medicina ou na atividade de pesquisa biomédica. Surgiu a partir de um movimento que tem por finalidade a conciliação da medicina com os interesses éticos e, ao mesmo tempo, humanísticos. Os homens que fazem parte deste movimento tentam, com uma visão crítica, examinar os princípios gerais éticos e o modo como estes princípios se aplicarão à ciência contemporânea e à prática da medicina.
Estas pessoas, com formação nas áreas de medicina, filosofia, sociologia, teologia, dentre outras, ao abordarem estes aspectos, realizam, uma recuperação de valores do passado que, por diversos motivos, haviam sido negligenciados.
A bioética propicia o entendimento das relações do homem com a vida sob outro enfoque: é responsável pelas escolhas boas ou más, o que é justamente o ponto de vista ético. Assim, surgem palavras essenciais que, conforme visto, foi objeto de reflexo ética da humanidade: "bem", "mal", "justo", "injusto". Foi criado pelo oncologista e biólogo americano Van Rensselaer Potter.

Pode constatar o importante papel da Bioética, quer na definição antes referida, quer considerada como "ramo da

Relacionados