123654987

988 palavras 4 páginas
Da discussão sobre os elementos a serem incluídos na elaboração de um projeto de vida, surge a necessidade de se considerar primordialmente o “ser humano”. A compreensão do ser humano, sob a abordagem da qualidade de vida, implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. A pesquisadora França (2006, citada por Cintra, 2011)), organizou conceitualmente estes fatores em três camadas, cujos componentes são colocados a seguir:

Fonte: Livro-texto, cap.2, p.81

Camada 1 - ________________________

Compreende os valores, as crenças, os papéis assumidos em todos os grupos a que cada pessoa pertence e de que participa.

Camada 2 - ________________________

Compreende os processos afetivos, emocionais e de raciocínio, conscientes ou inconscientes, que formam a personalidade de cada indivíduo e seu modo de perceber e reagir.

Camada 3 - ________________________

Compreende as características físicas herdadas ou adquiridas pelo ser humano ao nascer e durante toda a vida.

A partir dos componentes, escolha a alternativa que identifica a camada correspondente, na sequência correta.

Escolher uma resposta. a. Educacional, social e econômica. b. Biológica, social e educacional. c. Social, psicológica e biológica. d. Social, educacional e religiosa. e. Comunitária, econômica e biológica.O professor Luiz Carlos Cabrera comenta uma pesquisa feita pela consultoria PricewaterhouseCoopers com 4.000 jovens de 65 países que traçou um retrato da geração de profissionais nascidos de 1980 a 2000. Chama a atenção, em particular, o fato de 70% dos entrevistados afirmarem ter aberto mão de alguma expectativa para conquistar o atual emprego. Uma razão talvez seja o desejo que essa geração sente de equilibrar vida pessoal e trabalho — uma perspectiva que acaba sendo frustrada pelo ritmo frenético do trabalho atual.

Outra projeção mostra que 52% dos entrevistados definem como principal razão para ficar num emprego a

Relacionados