123654854

1125 palavras 5 páginas
"O significado sócio-histórico da profissão Maria Carmelita Yazbek." — Transcrição da apresentação:
Slide 1

O significado sócio-histórico da profissão Maria Carmelita Yazbek

Slide 2

Este texto apresenta alguns elementos para a compreensão das particularidades históricas do processo de institucionalização e legitimação do Serviço Social na sociedade brasileira, a partir da reconstrução teórica do significado social da profissão na sociedade capitalista.

Slide 3

dois ângulos indissociáveis e interdependentes de apreender o significado sócio histórico da profissão como realidade vivida e representada na e pela consciência de seus agentes profissionais e que se expressa pelo discurso teórico e ideológico sobre o exercício profissional; como atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que imprimem certa direção social ao exercício profissional, que independem de sua vontade e/ou da consciência de seus agentes individuais.

Slide 4

A compreensão desses dois aspectos permite- nos apreender as implicações políticas do exercício profissional que se desenvolve no contexto de relações entre classes, em que a prática profissional do Serviço Social polariza- se pelos interesses de classes sociais.

Slide 5

As particularidades desse processo no Brasil evidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e se legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social, a partir dos anos 30.

Slide 6

Em 1932, é criado o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), entidade que seria fundadora e mantenedora da primeira Escola de Serviço Social do país. Tinha como objetivos: difundir a doutrina e a ação social da Igreja. Essa orientação ocorre em um momento em que a Igreja, como força social, mobiliza o laicato a partir das diretrizes da Rerum Novarum (1891) e do Quadragésimo Anno (1931)

Relacionados