1235989601

3831 palavras 16 páginas
Introdução
A farmacologia colinérgica envolve as propriedades do neurotransmissor acetilcolina (Ach) . As funçoes das vias colinérgicas envolvem a junção neuromuscular (JNM), sistema nervoso autônomo e o sistema nervoso central.
Os receptores colinérgicos são classificados em muscarínicos e nicotínicos.
Os muscarínicos são: músculo cardíaco; músculo liso: trato GI, bexiga, vagina, útero e glândulas secretoras. E os nicotínicos são: gânglios autônomos, células cromafins da medula adrenal e junção neuromuscular.
Ao agonistas são fármacos que estimulam os receptores colinérgicos muscarínicos e alguns receptores nicotínicos.
Os antagonistas dos receptores colinérgicos atuam através de sua ligação direta ao sítio agonista, bloqueando competitivamente a estimulação do receptor pela ACh endógena ou por agonistas do receptor de administração exógena.

Fisiologia dos neurotransmissores colinérgicos
A síntese, o armazenamento e a liberação de acetilcolina obedecem uma sequência semelhante de etapas em todos os neurônios colinérgicos. Os efeitos específicos de Ach são determinados pelo tipo de receptor.
Os receptores colinérgicos são divididos em duas classes:
*Os receptores colinérgicos muscarínicos (músculo cardíaco; músculo liso: trato GI, bexiga, vagina, útero e glândulas secretoras) que estão ligados à proteína G e são expressos nas sinapses terminais de todas as fibras pós ganglionares parassimpáticas e de algumas fibras pós ganglionares simpáticas, nos gânglios autônomos e no SNC.
*Os receptores colinérgicos nicotínicos (gânglios autônomos, células cromafins da medula adrenal e junção neuromuscular) que consistem em canais iônicos regulados por ligantes, que estão concentrados pós sinapticamente em várias sinapses excitatórias.

Síntese, armazenamento e liberação da acetilcolina
A acetilcolina (ACh) é um neurotransmissor do sistema colinérgico amplamente distribuído no sistema nervoso autônomo, bem como em certas regiões

Relacionados

  • junção neuromusculares
    17406 palavras | 70 páginas