12356482266

670 palavras 3 páginas
Questão 1:
Nota: Não gerada
A racionalidade mitológica da Grécia Antiga foi construída a partir da autoridade dos poetas que eram as pessoas autorizadas a declamar, contar, cantar os versos mitológicos que ensinavam e organizavam a sociedade. Os dois grandes representantes dessa tradição foram: Homero e Hesíodo. Quais foram as obras, consideradas clássicas, de Homero?
Assinale a alternativa correta
Alternativas
1 - A República e a Política
2 - As aves e as Rãs
3 - Ética a Nicômaco e A Política
4 - O Banquete e Górgias
5 - A Ilíada e Odisséia
Sua resposta
Sem resposta

Questão 2:
Nota: Não gerada
Para Aristóteles, Ética e Política são inesperáveis. O homem é um ser dotado de palavra e não apenas fala (phoné). Os animais são dotados da fala e com ela exprimem dor e prazer, mas o homem é dotado da palavra (logos), o que lhe dá capacidade de deliberação, escolha e julgamento. É essa capacidade de buscar entre o certo e o errado, o justo e o injusto que denota sua eticidade e a sabedoria prática.
Como Aristóteles nomeia essa capacidade?
Alternativas
1 - Mímese
2 - Phronésis
3 - Eudaimonia
4 - Demiurgo
5 - Agathon
Sua resposta
Sem resposta

Questão 3:
Nota: Não gerada
Aprendemos no livro didático que a primeira unidade do livro que você recebeu discorre sobre uma forma de conhecimento utilizado para resolver todos os problemas e responder à todas perguntas que eram feitas no período que antecedeu a Filosofia: o mito, ou, conhecimento mitológico. Não foram apenas os gregos que recorriam aos mitos para responder às suas perguntas, mas muitos povos o fizeram. Assim, existem os mitos romanos, egípcios, chineses, ingleses dentre outros. Então responda: qual era a preocupação do mito? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
1 - A preocupação do mito era apresentar uma verdade com fundamentação e provas
2 - O mito se preocupava na busca da compreensão do real de forma concreta e científica
3 - A preocupação do mito não está

Relacionados